domingo, 8 de janeiro de 2012

TENENTE CORONEL CLEYTON TÉRCIO OLIVEIRA DE SOUZA - RELAÇÕES PÚBLICAS

NATURAL DE NATAL, NASCIDO A 25/9/59, FILHO DE TÉRIO SARAIVA DE SOUZA E DE ANTONIA LAURA OLIVEIRA DE SOUZA

MAJOR MARIA TEREZA MELO DOS SANTOS - RELAÇÕES PÚBLICAS

NATURAL DE NATAL, NASCIDA A 15/12/166, FILHA DE FRANCISCO LIBÓRIO DOS SANTOS E MARIA JOSÉ DE MELO SILVA

MAJOR FERNANE FORMIGA DA SILVA - RELAÇÕES PÚBLICAS

NATURAL DE COREMAS-PB, NASCIDO A 11/4/55, FILHO DE CÍCERO ARCENIO FORMIGA E ROSA ANA DA CONCEIÇÃO

CORONEL ANTENIR ANDRADE NEVES DE OLIVEIRA

NATURAL DE PARNAMIRIM, NASCIDO A 12/8/45, FILHO DE ANTENOR NEVES DE OLIVEIRA E NAIR ANDRADE DE OLIVEIRA. INGRESSOU NA PMRN EM 6 DE ABRIL DE 1966

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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CEL PM CÍCERO FIGUEIREDO DE MENDONÇA SOBRINHO

CÍCERO FIGUEIREDO DE MENDONÇA SOBRINHO, natural de Jardim de Piranhas-RN, nascido a 21 de julho de 1940, filho de Zacarias Figueiredo de Mendonça e Celina Gomes de Mendonça. Transferido para a reserva remunerada em 5 de maio de 1995. Foi um dos primeiros Relações públicas da gloriosa e amada Policia Militar Faleceu em Natal em 2001.

Relações Públicas da PM diz que colete não é 100% seguro


O coronel Frederico Caldas, relações-públicas da PM, afirmou que apesar do colete ser um equipamento de segurança, possui uma série de restrições. A revelação foi feita durante o enterro do cinegrafista Gelson Domingos, morto enquanto cobria uma operação policial na Favela de Antares, em Santa Cruz. Segundo Caldas, o colete preserva uma área vital do corpo, mas não garante total segurança.
De acordo com o ex-comandante geral da PM, Coronel Mario Sergio Duarte, o exército estabelece um padrão de colete para as forças armadas diferente do padrão oferecido para os civis, que são menos resistentes. Por conta disso, os jornalistas não possuem autorização para a utilização desses equipamentos.

RELAÇÕES PÚBLICAS


 Designa a P R O F I S S Ã O   e relações-públicas o P R O F I S S I O N A L dessa atividade de C O M U N I C A Ç Ã O  . Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem.
O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma ORGANIZAÇÃO, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada"

OBJETIVOS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS


  • Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma organização civil ou governamental, uma pessoa física;
  • Pensar e gerenciar as relações da organização com todos os seus públicos e o impacto na reputação;
  • Gerenciar crises;
  • Planejar e organizar eventos dentro do conceito Institucional e Organizacional visando objetivos estratégicos de relacionamento público;
  • Promover pesquisas de opinião pública;
  • Planejar e produzir publicações institucionais;
  • Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia (muito mais amplas que o termo popularmente conhecido - ASSESSORIA DE IMPRENSA);
  • Identificar potenciais patrocinadores e fazer parcerias e convênios;
  • Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade a partir de políticas de  RESPONSABILIDADE SOCIAL l;
  • Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, dos aspectos de uma conduta individual ou institucional que tem significado social.
  • Desenvolver através da Comunicação o entendimento do  PÚBLICO INTERNO às orientações diretivas conforme PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO estabelecido em função de objectivos organizacionais.
  • Identificar e/ou construir canais e códigos de linguagens que possibilitem a aceitação dos públicos em função dos Objetivos Organizacionais de forma ética e democrática.
  • Monitorar as variáveis de comportamento dos públicos de interesse da organização.
  • Instrumentalizar através de INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS  a cúpula diretiva para permitir decisões claras e lógicas face ao contexto político/social/económico/tecnológico em que está inserido a Empresa/Organização.
Hoje em dia as relações públicas estão a enfrentar uma série de desafios novos graças à web. Desde o aparecimento dos chamados "Social Media" passando pela exigência de uma transparência cada vez maior. Esses desafios têm vindo a modificar os objetivos das relações públicas.

FORÇAS DAS RELAÇÕS PÚBLICAS


As Relações Públicas gerem as relações com os accionistas; conseguem chegar a audiências difíceis como os líderes de opinião e a determinados consumidores. Muitos destes consumidores gastam muito tempo a ler e a ver ou ouvir programas de notícias mas não se interessam por publicidade, destroem os direct mail de que são alvo e têm assistentes que lhes filtram as chamadas. A publicidadeapresentada desta forma pode ser mais efectiva para este tipo de pessoas. Além disso, os profissionais de RP, sensíveis à opinião pública, podem aconselhar clientes e empresas sobre as implicações das actividades corporativas. Os especialistas de RP podem apresentar a empresa como bom cidadão através da gestão cuidada da reputação e da imagem. Podem planear o tratamento das crises, minimizando os efeitos negativos. Oferecem também mensagens mais flexíveis em comparação com a publicidade e as promoções de vendas devido ao facto de as leis respeitantes às press releases serem menos restritivas. As RP adicionamcredibilidade porque as audiências alvo consideram que as notícias tendem a ser mais objectivas que as restantes comunicações de marketing (que são desenvolvidas, apresentadas e pagas por um sponsor). As RP são mais baratas que as restantes ferramentas.
AS RP podem ter um grande impacto no conhecimento que o público tem da empresa / produto, a um custo mais reduzido que com a publicidade. A empresa não paga pelo espaço ou pelo tempo nos media. Em contrapartida, paga ao seu staff para desenvolver e fazer circular informação e gerir eventos. Se uma empresa desenvolve uma história interessante, esta pode ser "coberta" por vários media diferentes, tendo o mesmo efeito que com a publicidade, a um custo mais baixo. E terá mais credibilidade que a publicidade.
FONTE; WIKIPÉDIA

FRAQUEZAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

As ações de Relações Públicas são geralmente muito eficazes para levar um tema para a mídia, mas pela natureza da própria imprensa, a decisão final do que será publicado é do veículo de comunicação. O RP ou assessor de imprensa tem como objetivo pautar assuntos na mídia, ou seja, despertar interesse para cobertura, mas não tem controle sobre a publicação. Seus resultados devem ser avaliados em médio e longo prazos e nunca em curtos períodos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PNRN

Um dos pontos principais da Assessoria de Comunicação da PMRN é manter sempre uma estreita vinculação com os órgãos de imprensa, visando a manutenção de uma imagem positiva da instituição.
As principais metas a serem desenvolvidas pela Assessoria de Relações Públicas são:
1 – ESTABELECER E MANTER RELAÇÕES COM OS PÚBLICOS DA CORPORAÇÃO;
2 – DIVULGAR A MISSÃO, VISÃO E VALORES DA CORPORAÇÃO;
3 – SOLIDIFICAR A IMAGEM INSTITUCIONAL DA CORPORAÇÃO;
4 – AJUDAR A CORPORAÇÃO A DIVULGAR AS AÇÕES PREVENTIVAS E OS RESULTADOS OPERACIONAIS DE MODO A AUMENTAR A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA PÓR PARTE DA POPULAÇÃO;
5 - PLANEJAR E SUPERVISIONAR A EXECUÇÃO DEPROJETOS AUDI-VISUAIS E VÍDEOS COM A FINALIDADE DE FIXAÇÃO DE CONCEITOS CORPORATIVISTAS E INSTITUIÇÕES;
6 – PLANEJAR E EXECUTAR TRABALHOS RELACIONADOS COM PRÁTICAS DE CERIMONIAL;
7 – PROMOVER CAMPANHAS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO TAMBÉM ELABORAR “CLIPPING” (IMPRESSO ELETRÔNICO), FOLHETOS, CATÁLOGOS E MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

RELAÇÕES PÚBLICAS PMRN

A Polícia militar do Estado do Rio Grande do Norte foi uma das primeiras do país a implantar em sua estrutura o serviço de Relações Públicas criado em 1969, que teve como primeiro chefe o Capitão João Soares de Medeiros,  natural de Natal, filho de  João Júlio de Aguiar e de Joaquina Medeiros de Aguiar, que esteve no cargo até janeiro de 1970, quando passou o cargo para o tenente Cícero Figueiredo  de Mendonça Sobrinho, natural de Jardim e Piranhas-RN, nascido a 21 de julho de 1943 e faleceu em 2003.
A finalidade desse órgão é de resolver as soluções dos assuntos ligados com o relacionamento com o público interno e externo, e na sua forma atual atende às necessidades da Polícia Militar.
Uma das características das Relações Públicas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte é a preocupação pela Defesa Civil. Os policiais militares participam de preparativos da Defesa Civil sendo muito aceito nas comunidades carentes
O Serviço de Relações Públicas mostra a opinião pública que a Polícia Militar é uma Corporação com múltiplas atribuições, algumas identificadas pelo público. Veja a seguir alguns ex-chefes de Relações Públicas da PMRN:
CAPITÃO JOÃO MEDEIROS DE AGUAIR
TENENTE CÍCERO FIGUEIREDO DE MENDONÇA SOBRINHO
CAPITÃO JOSÉ FONTES SOBRINHO – 15/03/77
CAPITÃO CARLOS ADERL TEIXEIRA – 08/03/1983
TENENTE CORONEL ALGEMIR MARINHO PESSOA – 1985
MAJOR FRANCISCO DE ASSIS PAIVA – 18/06/1985
MAJOR NILSON SILVEIRA E VASCONCELOS – 1987
TC JOSÉ RIBAMAR DA ROCHA
TC MILTON DE ALBUQUERQUE – 06/04/1994
TC JOSÉ HUMBERTO DE LIMA – 24/04/1996
TC EDILSON FIDELIS – 04/05/2002
MAJOR FERNANE FORMIGA DA SILVA – 05/02/2003
MAJOR CLEYTON TÉRCIO OLIVEIRA – 2004
MAJOR PM MARIA TEREZA

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